Make your own free website on Tripod.com

Notícias de Figueiró de 10/09

Home

 

Noticias referentes ao Notícias de Gouveia de 10 de Setembro de 2007

                            Festa de Santa Eufémia 

 

Na data da publicação deste apontamento, Figueiró estará vivendo, em toda a sua plenitude, as festas que anualmente dedica a Santa Eufémia.

Constam do programa as mais variadas diversões. Saliente, desde já, a típica feira, a realizar no recinto das festas, o teatro levado a cabo pelos mais pequeninos, o peddy paper muito bem concebido, três das actividades culturais a que, entre outras, vamos assistir.

Elas serão, certamente, para alem do reencontro de familiares e amigos que vivem separados durante boa parte do ano, um bom motivo para um agradável e são convívio entre todos.

Vamos fazer para que assim seja!

 

                             Quinta do Adamastor

 

O final de semana que coincidiu com 18 e 19 de Agosto ultimo trouxe a Figueiró varias centenas de pessoas para assistir á comemoração do XXV aniversario da sociedade Salemo & Merca, Lda., sedeada no concelho de Palmela e da qual é sócio o nosso conterrâneo Salemo de Almeida Madureira, proprietário da Quinta do Adamastor.

O evento traduziu se numa festa memorável que reuniu mais de seiscentos convidados, essencialmente colaboradores, clientes e fornecedores, que, designadamente durante todo o dia de sábado, tiveram à sua disposição os mais diversos entretenimentos, onde não faltaram os jogos tradicionais e os insufláveis e pinturas faciais destinados à animação dos mais pequenos.

Após o almoço, que constava essencialmente de pratos típicos da região, seguiu-se a actuação de vários grupos musicais. A festa prolongo se pela noite dentro e terminou com o corte do tradicional bolo de aniversario, acompanhado por champanhe a rodos.

De salientar a exposição de amostras de produtos saídos da fábrica de Palmela que, certamente pretendeu a atenção de todos os participantes.

A realização de um evento destas proporções representa um contributo valiosíssimo para o prestigio de Figueiró, exigindo, por outro lado uma organização de tal forma perfeita que só foi possível graças à entrega e ao esforço de todos aqueles que dela fizeram parte.

Para quem  o ignora e, muitas vezes, faz juízos de valor errados, direi que Salemo & Merca é uma empresa altamente conceituada que proporciona centenas de postos de trabalho e que fabrica produtos de elevada qualidade, destinados a clientes como a Alcatel, a Bonbardier, a Onotelecom, a PT Multimédia, a Siemens, a TMN- Telecomunicações, e o grupo Thomson, entre outros.

 

                                  Estrada

 

Tenho repetidamente, feito referência à miserável (penso que é o termo mais adequado) estrada que liga os limites do concelho a Nabais e que atravessa a nossa aldeia.

Graças ao evento de que atrás dou conta, o proprietário da Quinta do Adamastor, substituindo a Câmara, procedeu, ele mesmo, á reparação do pequeno troço que vai do parque de estacionamento ate á igreja. Graças a tal decisão os moradores da zona livraram-se finalmente das eternas poeiras e de outros tantos incómodos que a situação lhes acarretava. Quando chegara o dia em que os restantes poderão usufruir de privilégio semelhante?

 

                             Maria do Céu

 

Foram vários os conterrâneos que, ultimamente, nos deixaram. Recordo José Maria de Figueiredo, Rosa Esteves e Maria do Céu Pimpão Esteves.

Gostaria de salientar a Maria do Céu, minha colega de escola nos tempos dos professores Porfírio do Nascimento e Ana Belo da Cunha.

Uma recordação que nos ficou de então centra-se nas comemorações do 1º de Dezembro, para relembrar como todos sabem, a restauração da independência depois de um período de 60 anos de domínio espanhol. Numa dessas comemorações recitámos juntos uma pequena poesia:

- Minha mãe quem é Aquele pregado naquela cruz? Perguntava eu.

- Aquele, meu filho, é Jesus… respondia a Maria do Céu.

Penso que cada um de nós percorrendo a vida por caminhos diferentes, nunca mais esqueceu esse episódio que agora trago á lembrança em sua homenagem, no momento em que ela nos deixou depois de intenso sofrimento.

 

                            Maria de Sousa Santos

                         José M. Mendes